Se você está em busca de soluções para tornar o ambiente mais elegante e, ao mesmo tempo, ter uma boa ventilação, continue lendo. Vamos falar de dois dos principais elementos que tornam isso possível de uma forma eficiente e sofisticada: o Cobogó e o Muxarabi.
O cobogó e o Muxarabi possuem origens distintas mas estão totalmente conectados. Este último se originou no mundo Árabe por volta do século XIV. Dizem que inicialmente o Muxarabi (também conhecido como muxarabiê) foi criado para manter a água para beber fresca. O termo Muxarabi significa “local fresco”.
Muxarabi Árabe
Já o cobogó é um elemento de criação Brasileira, mas que remete a cultura Árabe, pois tem sua inspiração no próprio Muxarabi. Ele surgiu no Recife, em Pernambuco, e seu nome é uma homenagem aos três engenheiros que trabalhavam na capital e conjuntamente idealizaram o material, eram eles: Amadeu Oliveira Coimbra, Enerst August Boeckmann e Antônio de Góis = Cobogó. A disseminação deste elemento foi alavancada por Lúcio Costa, famoso arquiteto, que aos poucos foi inserindo em seus projetos.
Depois de conhecermos a origem de ambos, já podemos notar que os elementos tem o mesmo objetivo. Mas qual a diferença?
A principal delas é a matéria-prima. Enquanto o Muxarabi é mais rebuscado e orgânico, o Cobogó busca se apresentar de forma mais moderna.
Apesar de ser visto em outros materiais, o Muxarabi é, preferencialmente, visto em madeira maciça em treliça. Já os Cobogós são produzidos em diversas matérias-primas como cimento, MDF, cerâmica e vidro.
Os Cobogós Cimentícios são excelente opção para criar divisão em ambientes internos. Eles mantem a permeabilidade visual e dão um toque de personalidade ao espaço.
Conheça alguns modelos de Cobogós Cimetícios.
Outra diferença entre eles é que os cobogós normalmente possuem aberturas maiores, mostrando mais o que está a diante, evidenciando mais a estética. Já o Muxarabi possui vazados menores, buscando privilegiar a privacidade sem abrir mão também do design.
Os benefícios de ambos os elementos são praticamente os mesmos, já que como vimos no início, o Cobogó é “filho” do Muxarabi. Vamos as principais vantagens dos elementos:
Se você quer privacidade aposte nestas tendências. Ambos são elementos enigmáticos, pois transmitem a sensação de ver sem ser visto.
A ventilação de um ambiente é muito importante em diversos aspectos. Além de propiciar um conforto térmico, também evita umidade e o mofo.
Os Cobogós e Muxarabis podem tanto ser utilizados em interior de residências, dividindo ambientes, ou em áreas externas, como na própria fachada como um elemento de destaque.
Cobogó 30x30 – Esttrucrare – Onde comprar
Muxarabi de Madeira Fachada – Onde encontrar
Com o Muxarabi você consegue criar divisórias de ambientes, painel, cabeceiras, portas, passagem de corredor, em janelas, coberturas.
O uso de elementos vazados propicia uma redução de custos com energia, já que eles facilitam a entrada de luz natural. O fato de ventilar o ambiente também dispensa, em muitas oportunidades, o uso do ar-condicionado.
Tanto o Cobogó quanto o Muxarabi possuem também a função de evitar com que a luz solar penetre de forma completa no ambiente, diminuindo boa parte ou até mesmo 100%, dependendo do tamanho das suas aberturas. O lado positivo é que você permite a entrada de claridade através da luz solar, sem absorver toda sua temperatura.
Chegou a hora de por em prática tudo que você aprendeu neste post e definir qual a melhor solução para cada espaço da sua casa, seja interno ou externo.
Para encontrar modelos de cogobós aqui na SPOTCASA. Você pode acessar através deste link e conhecer. As peças são vendidas de forma unitária e é de fácil instalação. Se precisar da nossa ajuda, clique aqui.
Agora se você precisa mesmo de Muxarabi, recomendamos a nossa parceira Ulimax, uma empresa que possui foco em aberturas com acabamento diferenciado, utilizando das melhores tecnologias e materiais. Lá você consegue fazer seu projeto de muxarabi 100% personalizado. Clique aqui e conheça mais.
Esperamos que você tenha gostado deste post e até a próxima.
Arquitetura | 12 Julho, 2022
Uso de cookies na SPOTCASA: utilizamos para melhorar a sua experiência e facilitar o seu contato conosco. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.